Centro Cultural Marietta Telles Machado

 Histórico

Construído em 1933 em estilo art déco, o prédio serviu primeiro à Secretaria Geral do Estado. Depois abrigou o Fórum. Mais tarde foi sede da Secretaria da Fazenda. No local, funcionou o escritório técnico das obras da construção de Goiânia, em 1936. Hoje é o Centro Cultural Marietta Telles Machado, onde funcionam algumas unidades e setores da Secretaria de Estado de Cultura.

Situado na Praça Cívica, o prédio abriga as unidades: Museu da Imagem e do Som (MIS), Biblioteca Estadual Pio Vargas, Biblioteca Braille, Gibiteca Jorge Braga e Cine Cultura.

O Centro Cultural leva o nome de Marietta Telles Machado em homenageia a escritora que deixou um legado histórico para Goiás. Nascida em Hidrolândia, em 1934, Marietta foi contista e cronista, pesquisadora, memorialista, documentarista, ensaísta, poetisa, escritora de peça teatral, conferencista, produtora de cultura e conhecedora das artes em geral. Seu nome consta em uma dezena de antologias de prosa e verso, é verbete em vários dicionários de literatura em Goiás e em outros Estados. Marietta faleceu em sua cidade natal, em 1987.

Endereço

Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro