Cultura na palma da mão

CINEMA - TEATRO E MÚSICA - ARTES VISUAIS - MUSEUS - BIBLIOTECAS - SECULT GOIÁS

CINEMA

- Cine Cultura 

O Cine Cultura é um cinema de referência, destinado ao público que aprecia filmes de qualidade. O espaço conta com 98 lugares e fica no Centro Cultural Marietta Teles, que é um prédio construído em art decó em 1942 e que foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003.

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado -
Praça Cívica – Setor Central – Goiânia – Goiás.

Em cartaz

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

 


TEATRO E MÚSICA

- Centro Cultural Martim Cererê

O Centro Cultural Martim Cererê é o espaço dedicado a atividades artísticas nas áreas de música, dança, vídeo, cinema e teatro. A unidade foi inaugurada em 1988 e transformou as antigas caixas d’água da Saneago (a Companhia de Abastecimento de Goiás) do local em um espaço destinado à cultura.

O espaço é constituído de três teatros: Yguá (lugar de guardar água, em xavante); Pyguá (caverna de água), e Ytakuá (buraco na pedra), teatro de arena e há ainda o Bar Karuhá (lugar de comer), destinado a apresentações culturais, como lançamentos de livros, declamações de poemas, entre outras atividades.

Endereço:
Rua 94-A – Setor Sul - Goiânia – Goiás

 

- Teatro Goiânia

O Teatro Goiânia é o mais nobre e tradicional espaço cultural da cidade. Ele integra o conjunto arquitetônico do início da capital em estilo art déco. Sua construção teve início em 1940 e sua inauguração oficial se deu em 14 de julho de 1942 com o nome de Cine Teatro Goiânia. O prédio mantém os detalhes arquitetônicos de sua concepção original e foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003.

Endereço:
Rua 23, 252 - St. Central, Goiânia - GO, 74015-120

 

 

ARTES VISUAIS 

É o centro de formação de artistas plásticos da Secult Goiás. Trata-se de uma das poucas escolas públicas de área de arte contemporânea do Estado, um espaço de trabalho e ensino que, por meio da criatividade e da liberdade, busca o despertar do aluno para a arte.

Endereço: Edifício Parthenon Center, na rua 4, número 215, no Centro, mezanino

Telefone: (62) 3201-4610/4695

Horário: segunda à sexta 8 às 17h

 


 

- Centro Cultural Octo Marques 

O Centro Cultural Octo Marques homenageia nominalmente o artista plástico goiano Octo Marques. O espaço abriga as Galerias de Arte Frei Confaloni Nazareno e Sebastião dos Reis.

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.
Endereço: Rua 4, nº 215 - Edifício Parthenon Center , Setor Central – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

 

Galeria  de Arte Frei Confaloni Nazareno

Mostra “Variações” do artista Marcelo Câmara reúne obras que buscam desafiar o telespectador por meio dos traços e figuras quase incompletas. Curadoria é assinada pelo também artista Rodrigo de Almeida Cruz

Encerramento: 07/10/2022
☏ Informações para imprensa: Bruna Alves de Mello, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | +55 61 99146 6814

 

Galeria de Arte Sebastião Reis

A exposição “Faço longas cartas para ninguém”, individual do artista Rondinelli Linhares tem como assunto principal as lutas, as angústias e as paixões humanas. A exposição fica aberta até o dia  14 de outubro, na galeria Sebastião Reis. A mostra também aborda um aspecto político com foco nas comunidades historicamente marginalizadas. Com o uso de metáforas, o artista denuncia assuntos individuais e coletivos da sociedade e tem o intuito de transformar nossa percepção do mundo.  

 

 

- Vila Cultural Cora Coralina

Construída no Centro de Goiânia, a Vila Cultural Cora Coralina é um espaço multicultural que abriga exposições de artes visuais e plásticas, lançamentos de livros de cunho cultural, feiras de artesanato e economia criativa, mostras de filmes promovidas por cineclubes, entre outros.

A unidade abriga a Sala de Exposições Principal, Sala Multimídia João Bênnio, Sala Antônio Poteiro, Sala Sebastião Barbosa, Hall, Varanda e a Praça Belkiss Spenciére.

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Endereço: Rua 3, Qd. 67, Setor Central – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

 

Mostra “Retratos Relatos”

Exposição traz a Goiânia pinturas criadas a partir de histórias de mulheres vítimas de violência, além da situação emblemática das mulheres durante a pandemia. Público também conferirá vídeo-performance e a “Caixa de Descarte”, obra inédita da artista. Panmela é reconhecida nacional e internacionalmente.

Durante a permanência da exposição “Retratos Relatos”, também está em andamento na Vila Cultural Cora Coralina o projeto Letras Delas, que abriga a mostra “Autorretratos” e sete vivências práticas, as Confabulações, com a curadoria educacional de Cássia Nunes.

Exposição: Retratos e Relatos  – Panmela Castro 
Curadoria: Keyna Eleison e Gilmar Camilo 
Duração: 18 de agosto a 07 de outubro de 2022
Contato: (62) 3201-9863
Contato: João Lucas Ribeiro – 62 994232423
Entrada gratuita

 

Mostra “Rabo de Cometa”


Exposição: Rabo de Cometa

Local: Sala Sebastião Barbosa

Abertura: 29 de setembro de 2022 às 18h30

Período da exposição: 29 de setembro a 16 de novembro de 2022

Visitações: de Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h

Contato do artista: 62 981715197 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

MUSEUS

- Museu da Imagem e do Som (Mis)

O Museu da Imagem e do Som de Goiás é constituído de um acervo de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos.

O MIS desenvolve ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, integradas à política de preservação cultural da Secult aos projetos em execução que, por sua vez, são orientados por demandas do contexto cultural goiano e goianiense.

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Praça Cívica, nº 2, Centro – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

As exposições “Luiz Pucci – é favor me olhar com cuidado” e “Mulher: identidade e resistência” estão dentro do projeto “O MIS é nosso”, uma ocupação cultural com o objetivo de democratizar a arte fotográfica, ampliando o acesso aos bens culturais do museu na sua pluralidade, criando novos olhares e releituras, contribuindo para o maior uso do espaço museológico pela comunidade.

Além das exposições acontece também o lançamento de um videodocumentário sobre os fotógrafos lambe-lambe de Goiânia. O projeto foi contemplado pelo edital de ocupação de museus e galerias de arte, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, edição 02/2017.

Em exibição até 30 de setembro

 

- Museu Pedro Ludovico

O Museu Pedro Ludovico apresenta um acervo diversificado e representa vários estilos que remete a vida familiar e política do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e de sua esposa, Gercina Borges Teixeira.

O prédio, construído em art déco entre 1934 a 1937, tem o projeto de Atílio Corrêa Lima, renomado arquiteto e urbanista responsável pelo projeto da nova capital do Estado de Goiás e representa um grande marco da modernidade e símbolo da ruptura com o passado colonial da antiga capital.

 

Visitação:

Horário: terça a sexta-feira, das 9 às 17h, e aos sábados, domingo, inclusive nos feriados, da  9 às 12h  e  das 13 às 17h

Visitas por agendamento no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Rua 25, nº 66 - Setor Sul – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

 

 

- Museu Zoroastro Artiaga

O Museu Goiano Zoroastro Artiaga possui em seu acervo a história da terra, formação geopolítica de Goiás, fósseis, pré-história, a paisagem natural com uma coleção de taxidermia, arqueologia e mineração colonial, e outros aspectos de ocupação e transformação do território goiano.

A etnologia indígena, navegação do Araguaia, arte sacra, folclore, a imprensa goiana, cinema e fotografia, mineralogia e artes industriais.

O edifício do museu foi construído em 1942/43, em estilo art decó, e compõe o conjunto administrativo de Goiânia. Ele foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004.

Visitação: Todos os dias, das 9h às 17h.
Endereço: Praça Cívica, nº 13, Setor Central - Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

 


BIBLIOTECAS

- Biblioteca Estadual Pio Vargas

A biblioteca funciona como centro de informação e cultura. Oferece seu acervo e serviços bibliográficos, contribuindo assim para a formação do hábito de leitura na comunidade.

O usuário tem acesso a todo o acervo disponível, mas o empréstimo está restrito as áreas de literatura, filosofia, política, sociologia, psicologia, religião, biografia e música.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado , Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

 

- Gibiteca

Pioneira no gênero em Goiás, a Gibiteca Jorge Braga foi inaugurada em 1994 e recebeu o nome de Jorge Braga em homenagem ao cartunista, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos em Estado.

O espaço conta com um acervo de mais de seis mil gibis e 11 mil livros, mesas para leitura, tapete e almofadas.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro - Goiânia - Goiás.
Entrada: Gratuita

 

- Biblioteca Braille José Alvarez de Azevedo

A Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” atende pessoas com deficiência visual. É considerada a única do Centro-Oeste com este nível de organização.

Possui um acervo de 4 mil livros em braille, mil títulos em áudio, 30 mil livros no formato digital e 200 títulos em formato daisy, além de disponibilizar uma sala de leitura e computador adaptado para atender aos deficientes visuais.

O diferencial são os funcionários conhecidos como ledores, prontos para realizarem a leitura para os usuários.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro - Goiânia - Goiás.
Entrada: Gratuita

 


Conheça a Secult

A Secretaria de Estado da Cultura é um órgão integrante da administração direta do Poder Executivo do Estado de Goiás, criada pela Lei nº 20.417 de 06 de fevereiro de 2019, que alterou a Lei nº 17.257, de 25 de janeiro de 2011, e mantida pela Lei nº 20.491, de 25 de junho de 2019, que estabelece a organização administrativa do Poder Executivo e dá outras providências.

Uma de suas principais diretrizes é fomentar, promover e divulgar as mais diversas manifestações artísticas do Estado, com uma política cultural democrática, transparente e acessível a todos os públicos. A sede da Secretaria da Cultura de Goiás funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. O atendimento presencial acontece das 08h às 12h e 14h às 18h.

Telefone: (62) 3201-4600

A Secretaria

 

Contatos para informações e agendamentos nas unidades da Secult Goiás

 

- Arquivo Histórico – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Biblioteca Braille - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Biblioteca Pio Vargas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Centro Cultural Martim Cererê - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Cine Cultura - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Cine Teatro São Joaquim - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Escola de Artes Visuais - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Centro Cultural Octo Marques - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Gibiteca Jorge Braga - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Instituto Goiano - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Museu da Imagem e do Som - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Museu Ferroviário de Pires do Rio - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Museu Pedro Ludovico Teixeira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Museu Zoroastro Artiaga- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Teatro Goiânia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Vila Cultural Cora Coralina - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.