Cultura na palma da mão

CINEMA - TEATRO E MÚSICA - ARTES VISUAIS - MUSEUS - BIBLIOTECAS - SECULT GOIÁS

CINEMA

- Cine Cultura 

O Cine Cultura é um cinema de referência, destinado ao público que aprecia filmes de qualidade. O espaço conta com 98 lugares e fica no Centro Cultural Marietta Teles, que é um prédio construído em art decó em 1942 e que foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003.

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado -
Praça Cívica – Setor Central – Goiânia – Goiás.
ia 18 a 24/01:

TEATRO E MÚSICA

- Centro Cultural Martim Cererê

O Centro Cultural Martim Cererê é o espaço dedicado a atividades artísticas nas áreas de música, dança, vídeo, cinema e teatro. A unidade foi inaugurada em 1988 e transformou as antigas caixas d’água da Saneago (a Companhia de Abastecimento de Goiás) do local em um espaço destinado à cultura.

O espaço é constituído de três teatros: Yguá (lugar de guardar água, em xavante); Pyguá (caverna de água), e Ytakuá (buraco na pedra), teatro de arena e há ainda o Bar Karuhá (lugar de comer), destinado a apresentações culturais, como lançamentos de livros, declamações de poemas, entre outras atividades.

Endereço:
Rua 94-A – Setor Sul - Goiânia – Goiás

Murais Temporários Centro Cultural Martim Cererê

Mural a céu aberto:

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

Artistas: assinados pelos artistas Plant (Karlla Janaína), Anametista (Ana Paula Ferreira), Buias (João Victor Santos), Leoua (Thaís Silva), Tisha (Letícia de Sá), Mury (Jéssica Muriel), Vant (Victor Leonardo Carvalho), Ferds (Fernando Ribeiro), Kabelin (Eleandro Guilherme) e Naik (Thiago Fernando Pereira). 

Mural no Teatro Ytakuá:
















 


 

 

 

Artista: Danilo Itty Mura

 

Bar Karuhá:

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

Artista: ilustrações de Paulo Paiva, com colaboração de Benjamin Garcia. 

- Teatro Goiânia

O Teatro Goiânia é o mais nobre e tradicional espaço cultural da cidade. Ele integra o conjunto arquitetônico do início da capital em estilo art déco. Sua construção teve início em 1940 e sua inauguração oficial se deu em 14 de julho de 1942 com o nome de Cine Teatro Goiânia. O prédio mantém os detalhes arquitetônicos de sua concepção original e foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003.

Endereço:
Rua 23, 252 - St. Central, Goiânia - GO, 74015-120

Concerto

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com


Dança

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

 
ESCOLA DE ARTES VISUAIS 

É o centro de formação de artistas plásticos da Secult Goiás. Trata-se de uma das poucas escolas públicas de área de arte contemporânea do Estado, um espaço de trabalho e ensino que, por meio da criatividade e da liberdade, busca o despertar do aluno para a arte.

Endereço: Edifício Parthenon Center, na rua 4, número 215, no Centro, mezanino

Telefone: (62) 3201-4610/4695

Horário: segunda à sexta 8 às 17h


ARTES VISUAIS 

- Centro Cultural Octo Marques 

O Centro Cultural Octo Marques homenageia nominalmente o artista plástico goiano Octo Marques. O espaço abriga as Galerias de Arte Frei Confaloni Nazareno e Sebastião dos Reis.

Exposição: "Tradição: a arte de Américo Poteiro"

Galeria Frei Confaloni

Artista:  Américo Poteiro

Data: 20/02 a 31/03

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

Na mostra, o artista propõe vários ambientes onde busca uma conexão poética entre dois mundos aparentemente distantes, unidos apenas por um canto hipnotizante em língua islandesa. 

Visitação: todos os dias, das 09h às 17h.
Endereço: Rua 4, nº 215 - Edifício Parthenon Center , Setor Central – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

 

- Vila Cultural Cora Coralina

Construída no Centro de Goiânia, a Vila Cultural Cora Coralina é um espaço multicultural que abriga exposições de artes visuais e plásticas, lançamentos de livros de cunho cultural, feiras de artesanato e economia criativa, mostras de filmes promovidas por cineclubes, entre outros.

A unidade abriga a Sala de Exposições Principal, Sala Multimídia João Bênnio, Sala Antônio Poteiro, Sala Sebastião Barbosa, Hall, Varanda e a Praça Belkiss Spenciére.

Visitação: todos os dias, das 09h às 17h
Endereço: Rua 3, Qd. 67, Setor Central – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

 

Filmes:

Cineclub da Luluzinha: Projeto é realizado quinzenalmente na Vila Cultural Cora Coralina. Nesta edição, serão exibidos três curtas dirigidos pela cineasta Hilda Lopes

Local: Vila Cultural Cora Coralina
Data: Segunda-feira (19/02)
Horário: 19h
Entrada gratuita 

 

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

Exposições: 

"Rasgo da pele" 
Abertura: Quinta-feira (22/02) , das 18h - 21h
Sala Sebastião Barbosa - Em cartaz até dia 22/03



"Banco indígenas- Grafismo" :  estética, formas, cores e as texturas da arte indígena. - até dia 26/03

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

"Pé de pau em mato verde" : A individual de Jadir Mendonça apresenta suas produções ao longo dos últimos anos em viagens, pesquisas e observações da natureza - até dia 03 de março

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

Murais temporários Vila Cultural 

Mural: Painel “Assim como o céu” - artista Wilson Formiga 
Quando: De segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, até maio de 2024
Onde: Vila Cultural Cora Coralina, R. 3, St. Central, Goiânia (GO)
Entrada gratuita

MUSEUS

- Museu da Imagem e do Som (Mis)

O Museu da Imagem e do Som de Goiás é constituído de um acervo de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos. O MIS desenvolve ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, integradas à política de preservação cultural da Secult aos projetos em execução que, por sua vez, são orientados por demandas do contexto cultural goiano e goianiense.

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Praça Cívica, nº 2, Centro – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

Exposições do MIS

Visitação: De segunda a sexta-feira, das  9h às 17h
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles
Entrada: Gratuita

 

- Museu Pedro Ludovico

O Museu Pedro Ludovico apresenta um acervo diversificado e representa vários estilos que remete a vida familiar e política do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e de sua esposa, Gercina Borges Teixeira.

O prédio, construído em art déco entre 1934 a 1937, tem o projeto de Atílio Corrêa Lima, renomado arquiteto e urbanista responsável pelo projeto da nova capital do Estado de Goiás e representa um grande marco da modernidade e símbolo da ruptura com o passado colonial da antiga capital.

Horário: terça a sexta-feira, das 9 às 17h, e aos sábados, domingo, inclusive nos feriados, da  9 às 12h  e  das 13 às 17h

Visitas por agendamento no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Rua 25, nº 66 - Setor Sul – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

- Museu Zoroastro Artiaga

O Museu Goiano Zoroastro Artiaga possui em seu acervo a história da terra, formação geopolítica de Goiás, fósseis, pré-história, a paisagem natural com uma coleção de taxidermia, arqueologia e mineração colonial, e outros aspectos de ocupação e transformação do território goiano.

A etnologia indígena, navegação do Araguaia, arte sacra, folclore, a imprensa goiana, cinema e fotografia, mineralogia e artes industriais.

O edifício do museu foi construído em 1942/43, em estilo art decó, e compõe o conjunto administrativo de Goiânia. Ele foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004.

Atualmente, o Museu está fechado para reformas. 


BIBLIOTECAS

- Biblioteca Estadual Pio Vargas

A biblioteca funciona como centro de informação e cultura. Oferece seu acervo e serviços bibliográficos, contribuindo assim para a formação do hábito de leitura na comunidade.

O usuário tem acesso a todo o acervo disponível, mas o empréstimo está restrito as áreas de literatura, filosofia, política, sociologia, psicologia, religião, biografia e música.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado , Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia – Goiás.
Entrada: Gratuita

- Gibiteca

Pioneira no gênero em Goiás, a Gibiteca Jorge Braga foi inaugurada em 1994 e recebeu o nome de Jorge Braga em homenagem ao cartunista, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos em Estado. O espaço conta com um acervo de mais de seis mil gibis e 11 mil livros, mesas para leitura, tapete e almofadas.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro - Goiânia - Goiás.
Entrada: Gratuita

- Biblioteca Braille José Alvarez de Azevedo

A Biblioteca Braille “José Álvares de Azevedo” atende pessoas com deficiência visual. É considerada a única do Centro-Oeste com este nível de organização. Possui um acervo de 4 mil livros em braille, mil títulos em áudio, 30 mil livros no formato digital e 200 títulos em formato daisy, além de disponibilizar uma sala de leitura e computador adaptado para atender aos deficientes visuais. O diferencial são os funcionários conhecidos como ledores, prontos para realizarem a leitura para os usuários.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro - Goiânia - Goiás.
Entrada: Gratuita


Conheça a Secult

A Secretaria de Estado da Cultura é um órgão integrante da administração direta do Poder Executivo do Estado de Goiás, criada pela Lei nº 20.417 de 06 de fevereiro de 2019, que alterou a Lei nº 17.257, de 25 de janeiro de 2011, e mantida pela Lei nº 20.491, de 25 de junho de 2019, que estabelece a organização administrativa do Poder Executivo e dá outras providências.

Uma de suas principais diretrizes é fomentar, promover e divulgar as mais diversas manifestações artísticas do Estado, com uma política cultural democrática, transparente e acessível a todos os públicos. A sede da Secretaria da Cultura de Goiás funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. O atendimento presencial acontece das 08h às 12h e 14h às 18h.

Telefone: (62) 3201-4600

A Secretaria

Contatos para informações e agendamentos nas unidades da Secult Goiás

- Arquivo Histórico – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Biblioteca Braille - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Biblioteca Pio Vargas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Centro Cultural Martim Cererê - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Cine Cultura - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Cine Teatro São Joaquim - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Escola de Artes Visuais - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Centro Cultural Octo Marques - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Gibiteca Jorge Braga - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Instituto Goiano - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Museu da Imagem e do Som - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Museu Ferroviário de Pires do Rio - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Museu Pedro Ludovico Teixeira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Museu Zoroastro Artiaga- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Teatro Goiânia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Vila Cultural Cora Coralina - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.