Gibiteca Jorge Braga

Gibiteca Jorge Braga

Histórico

Pioneira no gênero em Goiás, a Gibiteca Jorge Braga foi inaugurada em 22 de setembro de 1994, pela Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira (órgão que antecedeu a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico (Agepel), atual Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás). O espaço recebeu o nome de Jorge Braga, em homenagem ao cartunista, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos em Estado.

Até dezembro de 1995, a Gibiteca funcionou no Edifício Parthenon Center, que fica na Rua 4, Centro. O espaço se tornou pequeno devido à grande procura. Com isso, foi transferida para o Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, onde se encontra atualmente. Aconchegante, a Gibiteca conta com um acervo de mais de seis mil gibis e onze mil livros, dentre eles, alguns raros, mesas para leitura, tapete e almofadas.

Importância Sociocultural

A Gibiteca Jorge Braga atende crianças de escolas públicas e privadas, e propõe, com isto, resgatar o hábito de leitura de histórias em quadrinhos, estimulando tanto para crianças como para adultos. O sistema de troca de gibis da unidade tem como principal alvo a população que não tem acesso às bancas para compras de gibis. O usuário leva um gibi em ótimo estado de conservação e troca por qualquer outro da Gibiteca, fazendo com isto, uma interação com a unidade.

 

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro

Telefone: (62) 3201-4640

Responsável: Gerência de Museus, Centros Culturais e Galerias

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Redes: @gibitecajorgebraga

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.