Projetos de Participação Social
Cine Goiás Itinerante
Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Cine Goiás Itinerante é uma ação que vem percorrendo vários municípios goianos com exibição de filmes de temática ambiental de obras que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).
O objetivo é democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado, divulgando o cinema ambiental e capacitando profissionais da área.
Com apoio das prefeituras locais, geralmente as equipes permanecem em cada município goiano entre dois e quatro dias para desenvolver as ações em escolas, praças e centros culturais da região.
O Cine Goiás já atendeu cerca de 200 municípios ao longo de sua existência.
Projeto Sororidade Feminina na Prática
O projeto tem como principal objetivo promover a educação sobre sustentabilidade ambiental por meio da cultura nas comunidades que possuem dificuldades de acesso à informação.
O papel da cultura está relacionado diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Ademais, dentro da perspectiva de atender às crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação e de busca incessante da democracia que será alcançada quando todas as pessoas, indiscriminadamente, tiverem acesso à cultura, ao conhecimento e aos meios necessários para o exercício pleno da cidadania. Incluir explicitamente o ensino de valores e o desenvolvimento de atitudes no cotidiano das pessoas, não significa tomar como instrumento e como medida da ação, o controle do comportamento das crianças e adolescentes, mas sim, intervir através da cultura, especialmente do audiovisual, no desenvolvimento das atitudes e na forma de ver o mundo. Apesar de ser um trabalho complexo, a Secult Goiás deseja acompanhar de forma cuidadosa estes indivíduos, para colaborar com o processo de aprendizado, bem como o desenvolvimento cultural e social.
Metodologia
Através da exibição de filme, as coordenadoras do projeto propiciarão um clima de aprendizado em que a curiosidade, o constante desafio perceptivo, a qualidade lúdica e a alegria para que estejam presentes junto com a paciência, a atenção e o esforço necessários para a continuidade da ação. A Secult Goiás pretende manter vivo o interesse das crianças e adolescentes, construindo com elas, a surpresa, o mistério, o humor e o divertimento que a cultura proporciona, isso com o intuito de levar aos menores a importância da sustentabilidade ambiental. A ação será desenvolvida buscando a diversão e aprendizado das crianças e adolescentes, valorizando o lado positivo e mostrando que todas as pessoas são capazes de alcançar o conhecimento por meio da cultura, basta ter a oportunidade de acesso.
a) Levantamento de custo Gastos com transporte e alimentação.
b) Análise interna Apresentação do Plano de Trabalho para a Secretária; aprovação; verificação dos pontos favoráveis e desfavoráveis.
c) Planejamento Levantamento dos locais que serão atendidos; levantamento do número de crianças que virão assistir uma sessão no Cine Cultura.
d) Execução Entrar em contato com as famílias que possuem filhos nas comunidades, pegar termo de autorização e ciência dos responsáveis para trazer os menores ao Cine Cultura. A Secult deverá providenciar transporte de ida e volta, bem como alimentação (pipoca e suco) para as crianças.
O resultado esperado com a ação “Sustentabilidade e Audiovisual: educação e cultura nas comunidades” é o de promover a conscientização da sustentabilidade ambiental às crianças que vivem em situação de vulnerabilidade. O acesso a um cinema é muitas vezes inviável para as crianças que vivem em comunidades periféricas, sendo assim, além de cumprir a meta da Secretaria de Estado da Cultura de ampliar o acesso às políticas públicas culturais, contribuirá para a educação ambiental.
Parcerias
Projeto Sororidade Feminina na Prática (Coordenadoras Andressa Moura e Soraya Cautela)