A Secretaria

A Secretaria de Cultura de Goiás foi criada em 11 de novembro de 1964, no governo de Mauro Borges Teixeira, unida à pasta de Educação (Lei 5.623).

Em 10 de outubro de 1977, sob a administração de Irapuan Costa Jr., é instituída a Fundação Cultural de Goiás (Decreto 1.306), cujas atribuições passam, em dezembro de 1983, sob o governo de Iris Rezende Machado, à Secretaria de Cultura e Desporto (Decreto 2.302).

Em maio de 1989, no exercício do governador Henrique Santillo, cria-se a Fundação Cultural Pedro Ludovico, FUMPEL, (Decreto 3.178), por sua vez extinta pela Lei nº 13.550, de 11 de novembro de 1999, durante a administração de Marconi Perillo.

Essa mesma Lei cria a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), promovida a Secretaria de Cultura de Goiás (Secult-GO) em 2012, pelo mesmo governo.

Posteriormente, na reforma administrativa de 2015, a pasta passou a integrar a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) – na forma de Superintendência Executiva, durante a quarta gestão de Marconi Perillo.

Sob a gestão do governador Ronaldo Caiado, a partir da reforma administrativa de maio de 2019, a Secretaria de Cultura de Goiás foi recriada, sendo gerida atualmente por Adriano Baldy. 

A sede da Secretaria de Cultura de Goiás funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica.

Competências

A Secretaria de Estado de Cultura tem como competências, segundo o artigo 21, da Lei nº 20.491/19, de 25 de junho de 2019 (publicada no Diário Oficial do Estado em 26 de agosto):

Formular e executar a política estadual de desenvolvimento da cultura; bem como zelar pela conservação do patrimônio histórico e artístico do Estado, a criação e manutenção de bibliotecas, centros culturais, museus, teatros, arquivos históricos e demais instalações ou instituições de caráter cultural.

Também são atribuições da pasta a promoção de cursos, seminários, conferências, e outros eventos de natureza cultural, incentivando o estudo e a pesquisa sobre a história de Goiás, de seus monumentos históricos, vultos expressivos e respectivas obras; preservação dos valores culturais caracterizados nas manifestações do povo goiano, assistindo as entidades culturais, os grupos folclóricos e outros grupos de pessoas.

Dentro das diretrizes da Secretaria de Cultura está, ainda, a iniciativa de promover, incentivar e apoiar às artes cênicas, visuais, audiovisuais, a música, a literatura, bem com a cultura goiana de forma geral e o seu patrimônio, além de estabelecer parcerias para a produção da cultura com escolas, universidades, organizações sociais, fundações e outras instituições que desempenhem importante papel no seu desenvolvimento.

Canais de Atendimento

O atendimento presencial acontece das 08h às 12h e 14h às 18h.

Centro Cultural Marietta Telles Machado, Anexo 2, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, Setor Central, Goiânia – GO, CEP. 74003010

Telefone: (62) 3201-4600


Para informações de imprensa, entre em contato com a Comunicação Setorial.

Para informações de telefones e endereços das unidades, acesse a página de contatos..

Confira aqui a lista de contatos dos Pontos de Cultura.

Perfil do Secretário

Adriano Baldy

É casado com Débora Muniz e tem três filhos, Alessandra, Luis Gustavo e Gabriel. Goiano, é filho do procurador de Justiça aposentado, Joel Sant’Anna Braga, e de Eulina Baldy de Sant’Anna, com quem aprendeu sobre a importância de trabalhos sociais e filantropia.

É formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas.

Empreendedor, consultor e produtor rural. Atuou em diversos ramos empresariais. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo da Prefeitura de Anápolis. Atualmente é secretário de Estado de Cultura de Goiás.

 

Telefone - (62) 3201.4607

Email - adriano.baldy@goias.gov.br

Estrutura Organizacional

A SECULT tem sua estrutura organizacional definida pela Lei nº 21.417/19, sendo dividida em quatro superintendências responsáveis por atender ao cidadão por meio de suas atividades:

  • Superintendência de Gestão Integrada
  • Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura
  • Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico
  • Superintendência do Centro Cultural Oscar Niemeyer