PAI vai investir R$ 45 milhões em Cultura

Crédito: Marconi Equipe

PAI vai investir R$ 45 milhões em Cultura

O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), vai investir R$ 45, 42 milhões na gestão da cultura goiana nos próximos dois anos e meio. O investimento faz parte do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), lançado oficialmente pelo governador Marconi Perillo na manhã desta quarta-feira, 8, no Oliveira's Place.

A área da cultura será contemplada pelo PAI por meio do Programa Estadual de Cultura, que inclui o fortalecimento da cultura goiana, com a conclusão da Vila Cultural e implantação do Escritório Criativa Birô em Goiânia e mais cinco municípios; promoção de eventos e estruturação da biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer; preservação do patrimônio histórico-artístico, com a restauração de 14 imóveis e centros culturais goianos, dentre eles: Nova Estrada de Ferro (Estação Goiás) e Centro Cultural Gustav Ritter (Goiânia).

O programa do PAI voltado para cultura terá como fontes de recursos o Fundo de Artes e Cultura do Estado de Goiás (Fecult); recursos do Produzir; do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes; permuta Goiásprev (25%); Fundo Estadual do Centro Cultural Oscar Niemeyer (Feccom) e acordo de resultados de Captação de Recursos e Incremento de Receitas Próprias.

PAI

O Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) será executado até o fim de 2014 e visa atender as principais demandas da população em Goiás. O Plano reúne 40 programas que vão receber o Selo de Prioridade e contempla as áreas social, econômica, de infraestrutura, desenvolvimento regional, gestão e institucional/comunicação.

O PAI prevê ações e programas que possuem asseguradas fontes de recursos a serem efetivamente arrecadadas. Outro pilar do PAI envolve iniciativas para agilização de projetos e eliminação de entraves burocráticos. Nas palavras do próprio governador Marconi Perillo, trata-se de um projeto “pé no chão”.