Projeto do Memorial do Césio 137 é apresentado ao secretário de Cultura

O objetivo é fazer com que a nova geração conheça a história do acidente radioativo

O secretário de Cultura, Adriano Baldy, recebeu na tarde desta quinta-feira, 20 de fevereiro, uma comissão composta por alunos e professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) e pelo presidente da Associação de Moradores do Setor Aeroporto. O objetivo da reunião foi apresentar ao secretário a maquete do projeto de Edificação do Memorial do Césio 137, que conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado.

O projeto foi desenvolvido por acadêmicos da PUC, com orientação de professores do curso de Arquitetura, e atende a uma reivindicação dos moradores do bairro, que querem fazer uma homenagem para as pessoas que foram vitimas do acidente radioativo com o Césio 137, ocorrido em 1987.

A proposta do complexo é grandiosa e relembra a história e os pontos mais afetados pelo acidente radioativo. O objetivo é que ele seja construído no terreno do antigo ferro velho, área de 830 metros, que está totalmente descontaminado, de acordo com laudo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e pronto para receber a edificação, cujo valor, segundo estimativa do presidente da Associação de Moradores do bairro, Lourval Rocha, gira em torno de R$ 1 milhão.