Cantora Elen Lara faz lives com participação de intérpretes de libras

O show virtual tem apoio do Fundo de Arte e Cultura

A cantora, compositora e musicista Elen Lara apresenta o show Goianês - Música Regional Brasileira, com produção cultural do músico Dámom Farias, em formato virtual, nos dias 27,28 e 29 de maio. O projeto é mais uma iniciativa contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Cultura (Secult Goiás).

O show de Elen Lara, um dos principais nomes da música produzida em Goiás, consiste em três lives, que terão início a partir das 19h30, com exibição ao vivo nas plataformas digitais da artista: YouTube e Instagram (@elenlarmusicista). A atração contará com a participação de duas intérpretes de Libras, da UFG, numa ação dos gestores do projeto que visa promover em todos os eventos culturais a inclusão social.

No espetáculo, Elen Lara, voz e piano, domina o palco com sua banda e a participação do músico, tenor, produtor cultural Dámom Farias. O repertório terá um mix das músicas do mais recente álbum, CD Piquititim - Música Regional Brasileira. "Cultura, tradição, afeto, regionalismo, amor, emoção, orgulho de ser goiano é o que apresentamos através da voz, dos instrumentos e do repertório selecionado, tudo regado a muita brasilidade, originalidade, conto, cantos, verso e prosa, do jeito que o goiano gosta, independente de onde estiver!", disse Elen.

Piquititim - Música Regional Brasileira

Em março de 2019, Elen Lara, já com uma extensa carreira de trabalhos e atividades musicais, lançou o álbum Piquititim com dez canções, sendo três autorais e as demais de compositores regionais e nacionais, como Hamilton Carneiro, Fernando Cupertino e Villa Lobos. As composições da artista são frutos de sua regionalidade, tradição, cultura, vivência, goianidade. As músicas Causo, Goiás e Goianês descrevem o universo goiano, a cultura regional e as expressões trabalhadas junto ao Grupo de Estudos da Fala (GEF), da Universidade Federal de Goiás.

No CD Piquititim, o repertório passeia pela Folia de Reis, a catira, as belas serenatas em Goiás, os carreiros, e os doces e comidas típicas que são apresentados pela voz, melodias, harmonias e instrumentação contidas no álbum.

A capa do CD é assinada por Waldomiro de Deus, reconhecido artista plástico primitivista brasileiro. "Bão demais da conta", "rensga", 'trem", "com Deus", são expressões da fala goiana e estas possuem destaque nas músicas Causo e Goianês, de Elen Lara com participação do humorista Tom Carvalho. O tenor Dámom Farias interpreta modinhas goianas, clássicos típicos de Goiás. Histórias que tecem uma trajetória sobre o povo goiano, a cultura e suas variadas formas de expressão.

Esse é um trabalho conceitual que chega para somar junto ao grande universo de causos e boa música! “Piquititim é conectado com o nosso povo através da arte, do bem fazer musical. É história, raíz, tradição e autenticidade musical legítima. Té logo procêiz! Com Deus, até outra vêiz”, afirma Elen valorizando sua cultura local.

A musicista integrou com ritmo, harmonias e parcerias elementos que valorizam e acessam o povo goiano. O álbum Piquititim traduz o amor pelo povo, pela terra, pelas belezas do estado de Goiás e o bem mais precioso que são as pessoas, o povo goiano, afetuoso, caloroso e tão singular com todas as suas potencialidades.

Sobre Elen Lara

Cantora goiana, estuda piano desde os seis anos de idade. Elen Lara desenvolve intensa atividade cultural dentro e fora do estado de Goiás. Enquanto performer produz e realiza shows de música regional, música popular brasileira e repertório lírico. Em 2014 foi vocalista da Banda Pequi sob a regência do maestro Jarbas Carvendish, interpretando grandes clássicos da MPB.

Em seu currículo somam-se participações em festivais e eventos como, FIGO, Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Prêmio da Música Brasileira, Goiânia Canto de Ouro, além de shows em vários palcos de Goiânia.

Desenvolve atividades sócio-musicais profissionais junto a corais em empresas públicas e privadas, utilizando sempre a música como ferramenta mestra, visando transformação, consciência, valor, ética, integração, bem estar, cultura, socialização, engajamento, educação musical, formação de repertório, apresentações diversas, além de foco também em desenvolvimento de habilidades e competências de todos os participantes.

Como empreendedora, a artista busca sempre inovar, criar e trabalhar a empregabilidade pessoal e junto a diversos artistas, buscando potencializar recursos, aprimorar, gerar engajamento, fazer parcerias e network com o foco na difusão e propagação da cultura para todos, sem distinção de classe, gênero, religião, cor. A arte é para ser vivida, aprendida e compartilhada.

Show: Goianês - Música Regional Brasileira

Artista: Elen Lara

Data: 27,28 e 29 de maio, ambos a partir das 19h30

Instagram: @elenlaramusicista