Inscrições para 25º Salão Anapolino de Arte são prorrogadas

Devido às medidas de isolamento social com o objetivo de reduzir a contaminação pelo coronavírus todo o calendário do evento será alterado

As inscrições para o processo de seleção do 25º Salão Anapolino de Arte, que se encerrariam em 24 de abril, estão prorrogadas até o dia 5 de junho. A decisão de estender este prazo leva em consideração que, devido às medidas de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, muitos artistas, cujos trabalhos dependem de registro fotográfico em ambientes externos às suas residências, estão deixando de se inscrever. Espera-se que, em maio, caso seja seguro, o país comece a deixar a quarentena, e todos tenham condições de participar.

Nestes dias inesperados e incertos, em que todos os planos estão adiados e todos os cronogramas e compromissos precisam ser revistos em nome de um bem comum e precioso – a preservação de milhares de vidas -, é impossível definir datas para realização de todas as etapas desta edição. Porém, assim que for seguro, será realizada a seleção dos trabalhos inscritos para que seja possível repassar aos artistas o prêmio de participação.

A comissão organizadora chama a atenção para duas alterações feitas no regulamento do evento. Antes, artistas premiados em edições anteriores do Salão não podiam se inscrever. Com a modificação, eles podem participar, mas não concorrem aos Prêmios Aquisição. A outra mudança diz respeito à duração dos trabalhos em vídeo e performance, que antes era de cinco minutos. Este critério foi retirado e decidiu-se não estipular limite de tempo para estes trabalhos.

Como funciona o Salão

Artistas e/ou coletivos de todos os estados brasileiros podem participar do processo de seleção, concorrendo nas modalidades desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, objeto, performance, pintura, videoarte e outra. Para realizar a inscrição, é só acessar o link bit.ly/SalaoAnapolino.

A novidade deste ano é a categoria Fomento à Produção Anapolina, criada para estimular os jovens talentos da cidade. Serão selecionados quatro artistas para premiação no valor de R$ 2.500,00. Na Mostra Nacional que, em 2019, registrou quase 800 participantes, o prêmio é R$ 10 mil para os três melhores trabalhos.

Lançada no ano passado, a categoria Prêmio Artista Convidado apresenta, nesta edição, o goiano Siron Franco. Esta iniciativa vem em reconhecimento à importante contribuição dos artistas goianos na projeção da arte contemporânea local em âmbito nacional e internacional. E, em contrapartida, é um mecanismo para enriquecer o acervo do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa) com a aquisição de obras de expressiva importância artística e histórica, afirma o coordenador da Galeria Antônio Sibasolly e curador do Salão Anapolino, Paulo Henrique Silva.

O Salão Anapolino de Arte é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura (edital 2018), mecanismo de fomento do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), e realizado pela Prefeitura de Anápolis, por meion da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria Antônio Sibasolly.

SERVIÇO:

25º Salão Anapolino de Arte
Inscrições:
 Prorrogadas até 5 de junho/2020, via online
Taxa de inscrição: não
Aporte financeiro: R$ 1.000 para cada um dos vinte artistas ou grupos selecionados na categoria Mostra Nacional; R$ 2.500 para quatro artistas anapolinos selecionados na categoria Fomento à Produção Anapolina; Prêmio de R$ 10.000 para trabalhos de três artistas premiados na Mostra Nacional e artista convidado. As obras serão incorporadas ao acervo do Museu de Artes Plásticas de Anápolis – Mapa.

Regulamento + Inscrições: bit.ly/SalaoAnapolino