Museu da Imagem e do Som de Goiás encerra atividades comemorativas ao mês da mulher com roda de conversa

Evento virtual reunirá pesquisadoras que estudam fotografia no cenário goiano. Entre as convidadas do encontro estão professoras, servidoras públicas, mestrandas, doutorandas, todas pesquisadoras integrantes de núcleos de pesquisa vinculados à Universidade Federal de Goiás (UFG)

Uma roda de conversa intitulada “Mulheres, Fotografia e a Pesquisa no Contexto Goiano”, encerra as atividades comemorativas ao mês da mulher, promovidas durante todo o mês de março, pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Museu da Imagem e do Som (MIS). O evento será virtual, nesta quarta-feira (31/03), às 19h30, com transmissão gratuita pela plataforma Google Meet (https://meet.google.com/iyo-cphv-axj).

Entre as convidadas do encontro estão professoras, servidoras públicas, mestrandas, doutorandas, todas pesquisadoras integrantes de núcleos de pesquisa vinculados à Universidade Federal de Goiás, sendo eles, Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI), e Núcleo de Investigação em Histórias da Arte (NIHA).

O evento terá mediação da coordenadora do MIS, Vitória Bandeira, e as temáticas propostas passarão por diversos aspectos da fotografia, ressaltando olhares, aprendizado, registros e memórias familiares, as doceiras e sua prática cultural na cidade de Goiás, e outros pontos peculiares da arte de fotografar.

Confira abaixo as atrações desta iniciativa que pretende divulgar algumas das pesquisas de fotografia produzidas em Goiás.

- Foto na Rua: um retrato dos fotógrafos lambe-lambe de Goiânia

Ana Rita Vidica. Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem/ PPGCOM-UFG

- As doceiras e sua prática cultural na Cidade de Goiás: como são vistas pelo jornal O Popular (2010-2020) e como se veem.

Ana Terra. Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem /PPGCOM-UFG.

- Olhares aprendizes na fotografia

Carla Craveiro. Núcleo de Investigação em Histórias da Arte/ PPGACV-UFG

- Fotografia Popular: percursos entre a pesquisa e a extensão

Déborah Rodrigues Borges.  Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem / PUC Goiás

- Transbordamento de memórias em fotografias de família bordadas

Júlia Mariano.  Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem UEG/ PPGACV-UFG

- Mapa acima rio abaixo: remontagem do tempo sobre a Guerrilha do Araguaia

Mariana Capeletti.  PUC Goiás/ PPGACV-UFG

- Viver aperta: uma costura entre máscaras teatrais, fotografia de bebê empelicado e Vênus de Willendorf.

Marina Muniz Mendes. Núcleo de Investigação em Histórias da Arte/ PPGACV-UFG

- Coleção Samuel Costa: uma reflexão sobre a materialidade dos arquivos fotográficos

Keith Valéria Tito. Núcleo de Investigação em Histórias da Arte/ NPTI/ PPGACV-UFG / Secult-GO