Secult leva entretenimento para região Noroeste no 1º Mutirão Iris Rezende

Promovida pelo Governo de Goiás, ação realiza mais de 70 mil atendimentos no fim de semana. Entre eles, serviços médicos, consultas, cursos profissionalizantes, doação de cadeiras de rodas e apresentações culturais

O Governo de Goiás realizou, neste fim de semana (21 e 22/11), o maior mutirão do Estado. Chamado de Mutirão Iris Rezende, em homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, o evento, que teve participação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e de outros órgãos, promoveu mais de 70 mil atendimentos na região Noroeste da capital.

A estrutura foi montada na Praça da Feira, Avenida Mangalô, Setor Morada do Sol, e contou com diversas ações, como consultas médicas e realização de exames; vacinação contra a Covid-19; atendimentos do Detran-GO; oferta de cursos profissionalizantes por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), Sesi, Senai e Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); negociação de dívidas com a Saneago; cadastro no “Programa Mães de Goiás”, entre muitos outras.

A população presente também recebeu, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), fraldas, brinquedos e vários equipamentos, como bengalas, cadeiras de rodas e andadores. Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) distribuiu cerca de 2 mil mudas de ipê, bálsamo, jacarandá, pata de vaca e baru durante os dois dias do evento.

“Sempre foi marca de boa gestão e respeito à população, de um homem que tanto construiu e deu orgulho, ex-governador, ex-prefeito de Goiânia e ex-ministro Íris Rezende Machado”, afirmou Ronaldo Caiado ao falar da realização do primeiro mutirão do Estado. “Estou realizado, porque todas as pessoas são unânimes em dizer que foi o maior mutirão que já existiu, com maior número de pessoas atendidas e maior número de ações do governo. Não teve um ponto que deixasse a desejar”, concluiu.

Cultura
A Secult Goiás marcou presença no mutirão com uma programação diversificada, levando entretenimento aos visitantes. Mais de mil pessoas assistiram às apresentações culturais no palco montado pela secretaria durante os dois dias do mutirão. A população pode conferir shows do corpo circense Basileu França, Orquestra de Violeiros de Goiás e Banda Sinfônica Jovem de Goiás. Além disso, a Secult deu oportunidades para que novos talentos da região Noroeste subissem ao palco.

“Eu já tinha ido em outros mutirões aqui na região e, dessa vez, vim com os meus filhos, que gostaram bastante. Eles nunca tinham ido ao circo e amaram a apresentação”, contou Herika Samanta. Para Luciene Castro, moradora do bairro, o evento é muito importante para a população. “Estou aqui desde cedo e amei passar esse momento aqui. Já fui em alguns estandes e só tenho a agradecer por esse trabalho do governador aqui na região”, finalizou.

No fim da tarde de sábado, o público também pode prestigiar uma sessão de cinema promovida pelo Fica Itinerante. Cerca de 80 pessoas assistiram ao “O casamento da ararinha azul”, “A natureza agradece” e “E água me poupe”, filmes com temáticas ambientais.

O Gibi Móvel, a van adaptada da Gibiteca Jorge Braga, levou leitura e interatividade para mais de 300 crianças, que compareceram ao espaço durante o evento. Foram dois dias de atividades pedagógicas de pintura, desenho e muita diversão.

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com