Oficinas do Canto da Primavera estão com as inscrições abertas

Interessados podem se inscrever até o dia 29/11. Serão ofertados cursos de violão/guitarra, contra baixo elétrico, percussão e bateria

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) está com inscrições abertas para as oficinas musicais que serão realizadas durante no 20º Canto da Primavera 2021 – Mostra de Música de Pirenópolis. Os interessados precisam preencher este formulário aqui até o dia 29 de novembro.

Nesta edição, são ofertados quatro cursos: Violão/Guitarra, Contra Baixo Elétrico, Percussão e Bateria. Eles serão ministrados do dia 1º a 4 de dezembro, das 9 às 12 horas, e 14h30 às 17h30, e são abertos à população em geral. Devido a quantidade de vagas, é necessário informar na inscrição as habilidades e experiências nos instrumentos da oficina escolhida.

Todos os professores foram contemplados através do Edital de Seleção de Atrações Artísticas – Concurso nº 22/2021, a partir da comprovação de notoriedade e relevância em sua área.

Oficinas do Canto da Primavera - Bateria

Os interessados irão aprender sobre fundamentação teórica e histórica dos principais aspectos construtivos do instrumento, estudo dos principais tipos de toques, técnicas de posturas, memória muscular, entre outros.

Ela é oferecida pelo músico Vini Lima, que é graduado em música/bateria pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e já participou de diversas atividades, entre elas o da Escola de Música e Artes Cênicas do estado de Goiás e da TheDrumSetCoach, (da Berklee University).

Percussão afro: Ritmos – Ijexá, Agueré e Oguele

Com o objetivo de fomentar a cultura afro-brasileira, Alexandre da Silva criou, em 2018, o Projeto Mógbà Alexandre, que desde então tem realizado atividades itinerantes sobre ritmos afro-descendente e ensinamento de percussão, cânticos e danças afro-culturais

Durante o curso, os participantes aprenderão sobre as técnicas básicas da percussão, como Rio – Fingue – Open – Islep,  Tapa e Ketu – Bese – Abafado; Ritmos Ijexá; variações de agogô, entre outros.

Violão / Guitarra

O curso, ministrado pelo mestre Fabiano Chagas, abordará os standards de música brasileira (Bossa, Samba, Baião, Frevo, Choro, música regional, etc); acompanhamento (levadas de mão direita em ritmos brasileiros); improvisação (escalas, modos, arpejos, fraseado); harmonia (formação de acordes, centro tonal, rearmonização, tensões, extensões etc); standards de Jazz (Medium swing, Up Tempo, Ballad, Waltz, Modal, etc) e percepção musical (ouvindo acordes e progressões harmônicas).

Fabiano, que também é professor de guitarra e violão popular da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da UFG, já se apresentou em diversos festivais, entre eles: Goyaz Festival - Brasil (2008), Latin Music Festival – EUA (2015),  Muganga Theater – Holanda – (2016, 2018), Jazz Ahead – Alemanha (2018), Bird’s Eye  Jazz Club - Suíça (2019).

Contra Baixo Elétrico

Os participantes irão aprender, com o músico Rafael Gomes, sobre timbres possíveis em diferentes contrabaixos elétricos e sintetizador; harmonia musical; a relação ritmo-harmonia e a estruturação
do baixo dentro do arranjo; ritmos brasileiros e latino americanos, entre outros.

Rafael é multi-instrumentista, produtor musical e produtor cultural. Ele já participou de diversas bandas e projetos musicais, como Franscisco, el Hombre, La Gomeria Cumbia Ltda, João e os Poetas de Cabelo.

Formulário de Inscrições