Secult Goiás realiza lives tira-dúvidas para edital de novos Pontos de Cultura nos dias 20 e 27 de janeiro

Inscrições estão abertas até 7 de fevereiro. Objetivo das lives é contextualizar possíveis proponentes quanto a temas sobre a Política Nacional de Cultura Viva e responder dúvidas on-line

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza, nos dias 20 e 27 de janeiro, das 9h às 11h, duas lives tira-dúvidas sobre o edital da Rede de Pontos de Cultura do Estado pelo canal da Pasta no Youtube. Lançado em 23 de dezembro de 2021, o edital classificará 18 novas instituições sem fins lucrativos como Pontos de Cultura.

As lives abordarão temas relacionados ao histórico da Política Nacional de Cultura Viva. Na primeira parte, será apresentada a concepção dessas instituições no contexto das políticas públicas para a cultura brasileira, como a adoção desta política inspirou países da América Latina a adotarem modelos similares de fomento cultural de base comunitária, além do seu contexto de capilaridade nas regiões do interior do país. Na segunda parte, serão apresentados pontos importantes do edital e seus anexos, qual público-alvo, as etapas do certame e critérios de seleção das propostas. Ao final, serão respondidas dúvidas dos participantes.

Distribuídos pelas 10 macrorregiões do estado, os novos Pontos de Cultura devem atuar em suas comunidades com ações a pelo menos três anos envolvendo arte e cidadania, ações de formação, assistência e intercâmbio, participação social e mobilização em rede, informação, promoção e comunicação comunitária.

 

Inscrições

As inscrições ao pleito estão abertas até o dia 07 de fevereiro próximo, somente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  Será classificada uma proposta por proponente.  Poderão habilitar-se para este certame pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que não tenham sido fomentadas nem recebido premiação como Ponto de Cultura.

O novo edital contará com verba no valor de R$ 1,9 milhão resultante dos rendimentos da aplicação financeira, saldo remanescente e devolução de recursos de outras parcerias do convênio nº 430/2007, celebrado entre o antigo Ministério da Cultura, atual Ministério do Turismo (Mtur).

 

Política Nacional de Cultura Viva

Os Pontos de Cultura fazem parte da Política Nacional de Cultura Viva, da Secretaria Especial da Cultura (MTur). São instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, tais como associações, cooperativas e organizações sociais que desenvolvem atividades culturais em suas comunidades.

Entre as áreas setoriais atendidas estão música, dança, teatro, circo, audiovisual, capoeira, leitura, cultura digital, culturas popular e tradicional, além de patrimônios material e imaterial, dentre outros segmentos.

Em Goiás, os Pontos de Cultura são selecionados a partir de editais públicos, realizados pela Secult Goiás, e multiplicam diversas experiências em todo o Estado. Eles são considerados referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Além disso, são também produtores e difusores de arte, cultura e cidadania

 

Serviço

Live Tira Dúvidas Edital dos Pontos de Cultura

Dias: 20 e 27/01

Horário: 9h às 11h

Local: canal “Secult Goiás” no YouTube

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.