Cine Goiás Itinerante leva cinema ambiental para 2.500 crianças de São Luís de Montes Belos 

 

O programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura objetiva proporcionar aos municípios do interior goiano contato com o cinema ambiental

Nesta semana, o Cine Goiás Itinerante, programa da Secretaria de Estado de Cultura, está em São Luís de Montes Belos para proporcionar sessões de cinema com temática ambiental para crianças da rede municipal de educação e comunidade em geral. As exibições ocorrem até sexta-feira, 13 de maio, na Câmara Municipal, com entrada gratuita. A primeira sessão ocorreu na terça-feira, 10 de maio, e reuniu centenas de alunos. Cerca de 2.500 pessoas devem ser atendidas pelo projeto. Durante a estadia do programa na cidade, a comunidade poderá assistir os filmes O Casamento da Ararinha Azul, A natureza agradece, Os meninos verdes e Rios Voadores. 

Paolla Ferreira, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município, celebra a parceria com a Secult/Goiás. “O Cine Goiás Itinerante é muito importante. Estamos felizes com a parceria com a secretaria. A temática ambiental dos filmes transforma e abre a mente de nossos alunos. Eles saem com uma nova visão de mundo depois das sessões. É a primeira vez que um programa voltado para o cinema acontece em nossa cidade, então estão todos satisfeitos e perguntando quando o Cine Goiás volta”. 

Neste ano, o Cine Goiás Itinerante já promoveu eventos em Acreúna, Anhanguera, Mineiros, São Simão e Campo Alegre. Após São Luís de Montes Belos, a equipe do programa segue para Buriti Alegre. O objetivo da iniciativa, desenvolvida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria Estadual de Cultura desde 2006, é democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área.

André Luiz Almeida, coordenador do programa Cine Goiás, destaca que o projeto tem uma boa aceitação junto aos municípios goianos. “Nossa agenda de exibição nos municípios goianos já está toda preenchida e ainda temos quinze municípios na lista de espera para serem atendidos. O projeto visa levar o cinema ambiental para as cidades que não tem contato com o audiovisual. As crianças adoram nosso Cine, pois temos uma coleção de desenhos animados voltada para a questão da preservação e proteção do meio ambiente. Isso auxilia os alunos a ter aquele primeiro contato com a conscientização ambiental”.

Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema Ambiental, o FICA, ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. Geralmente as equipes permanecem em cada município goiano durante 4 dias para desenvolver as ações. O Cine Goiás já atendeu mais de 150 municípios ao longo de sua existência.

 

 

SERVIÇO: Cine Goiás Itinerante em São Luís de Montes Belos

De 10 à 13 de maio

Local: Câmara Municipal (n.662 Rua Rio da Prata S Central, São Luís de Montes Belos - GO, 76100-000)

Horários das sessões: 8h, 13h, 19h.

Entrada gratuita 

 

 

 

 

 

 

--

COMUNICAÇÃO SETORIAL
Gabinete da Secretaria de Estado de Cultura
Secretaria de Estado de Cultura
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(62) 3201-4646

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.