Praça Cívica recebe proteção em tapumes e gradil durante Carnaval

Medida em caráter preventivo visa proteger os foliões, pois há edifícios em obras no local, que também é tombado como patrimônio histórico e cultural

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), realizou uma força tarefa entre quinta e sexta-feira (08 e 09/02) para instalar tapumes e gradil ao redor dos prédios históricos da Praça Cívica, que além de tombados, passam por obras de revitalização e reparos. Também estão cercados por gradil o Monumento às Três Raças e os dois obeliscos com luminárias. 

O objetivo é prevenir possíveis acidentes aos foliões durante as festividades de Carnaval, que serão realizadas no local a partir desta sexta-feira (09/02), até a próxima terça-feira (13/02). Ao todo, são 226 metros lineares de tapumes e cerca de 50 metros de gradil. 

Todo o conjunto arquitetônico art dèco, incluindo a Praça Cívica, é tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Estado, além de acumular o tombamento em âmbito municipal (o Coreto; o Monumento às Três Raças e os dois obeliscos com luminárias). Já o traçado da Praça Cívica é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em obras 
O Centro Cultural Marietta Telles Machado foi o primeiro a ter as obras iniciadas e já está em fase avançada. Atualmente, é pintada a parte interna do pátio e instaladas pingadeiras metálicas. O prédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) também recebe obras de pinturas nas fachadas frontal, lateral esquerda e direita. Já o Palácio das Esmeraldas teve as trincas e fissuras reparadas, e está em andamento a recuperação dos balaústres danificados do guarda-corpo da varanda frontal. A obra no prédio ainda inclui os acabamentos da parede e guarda-corpo. A tradicional cor verde permanece. 

No cronograma do primeiro semestre de 2024 também estão o início das obras no prédio principal da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a restauração completa do Museu Zoroastro Artiaga. O investimento do governo estadual é de R$ 3,5 milhões. 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.