Fundo de Arte e Cultura de Goiás

Editais do Fundo e Arte e Cultura de Goiás serão reformulados

Decisão atende aos apontamentos realizados pelo Conselho Estadual de Cultura e pela área técnica da Secult. Certame será publicado o mais breve possível

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vai reformular os editais do Fundo de Arte e Cultura.  A decisão foi tomada para atender aos apontamentos realizados pelo Conselho Estadual de Cultura e pela área técnica da pasta, que verificaram que os problemas de inconsistências encontrados no concurso não poderiam ser resolvidos mediante erratas, devendo ser publicados novamente. 

Os editais alterados serão publicados com maior brevidade possível."O dinheiro já está empenhado, mas precisamos fazer algumas modificações imprescindíveis nos editais, como por exemplo, nos critérios de pontuação. Vamos corrigir os pontos indicados e já começamos uma agenda de trabalho coletiva, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura e com a classe cultural", explica o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro. 

O trabalho em conjunto foi ressaltado pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Carlos Willian Leite. "Nossa proposta é fazer um edital mais simplificado e ouvindo o segmento cultural. É um trabalho que tem que ser feito e haverá um ganho para a secretaria e para o Estado porque o dinheiro será melhor aplicado, e ganha também a sociedade civil, que é a principal interessada". 

Cronograma
Nos próximos 20 dias serão realizadas consultas públicas com a sociedade civil. Artistas, entidades e demais proponentes poderão dar suas sugestões nos editais através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 07 de novembro. É importante que o interessado informe no assunto do e-mail qual área deseja deixar sua contribuição. 

Após esse período, equipes da Secult e do Conselho Estadual de Cultura vão analisar as propostas da sociedade civil e discutir quais poderão ser implementadas no texto dos editais. A previsão é de lançar os certames assim que as etapas forem cumpridas, com o mesmo valor do recurso de 2022, de R$ 14,2 milhões. Em 2023, após a execução desse certame, está previsto o lançamento de novos editais para o Fundo de Arte e Cultura 2023.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.